quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nossa Pele em questão!


“Os charmosos dominarão o mundo” Oscar Wilde

Com essa famosa frase, vamos começar a falar sobre a nossa Pele.  Esta que é responsável por nos proteger de diversos agentes do meio ambiente (frio, calor, dor, tato e pressão), pelo controle do fluxo sanguíneo, regulação térmica, defesa orgânica, entre outros.
A Pele representa 12% do peso seco total do nosso corpo, e é composta por cerca de 70% de água, portanto está aí a questão que sempre estamos discutindo, HIDRATAR, HIDRATAR E HIDRATAR A NOSSA PELE.  A pele sem viço, com descamações, áspera, ressecada, nos faz parecer mais velha, porque a pele é revestida por um filme, chamado filme hidrolipídico, que protege das agressões externas e garante uma manutenção e teor ideal de água nas diversas camadas da pele.
Eis aqui uma pequena lista dos GRANDES vilões do envelhecimento da PELE:
O Sol é o maior de todos os agressores, a exposição ao sol sem os devidos cuidados pode acarretar em manchas, vasinhos dilatados na face, pescoço e colo, sem contar que a pele fica mais espessa e enrugada, sem falar nos danos mais sérios como o câncer de pele.
          Expressões faciais, são quando músculos do rosto se contraem, repuxando a pele que o recobre, mas quando a pele é jovem e possui boa elasticidade, consegue ficar lisa novamente quando o músculo volta a relaxar, devido a todos os agentes nocivos, e também o FATOR IDADE  e genética atuam, a pele perde sua elasticidade e esses movimentos repetitivos acabam ocasionando as ditas “marcas de expressão”.
Cigarro e bebida alcoólica então, não precisamos nem nos estender, pois todos sabemos das alterações químicas que nos trazem acelerando o envelhecimento.
PORTANTO MOCINHAS, NADA DE PEGAR SOL SEM O USO DE FILTRO SOLAR ACIMA DE 30 FPS, E SEMPRE HIDRATANDO, COM ÁGUA, NADA DE BEBIDAS ALCOOLICAS OU GASEIFICADAS...em outra oportunidade falaremos mais sobre essa questão de bebidas em relação a pele, peso,  celulite, estrias entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário