quinta-feira, 19 de julho de 2012

PEELINGS


E aí meninas, estão a fim de fazer um peeling? Nessa hora surgem muitas dúvidas, então vamos descrever como funciona e age na sua pele os principais Peelings, mas lembre-se estamos trabalhando em uma linguagem mais simples e informal.
Porém, como esse assunto é extenso vamos fazer um resumo, e se alguém tiver interesse em conhecer mais afundo sobre o assunto, peço que entrem em contato, mandem um recadinho sobre o assunto, que prometo responder e descrever com mais profundidade o assunto, e se eu não souber responder, VAMOS PESQUISAR E BUSCAR AS REPOSTAS PARA VOCÊS...
Peeling é um procedimento que promove a descamação da pele, assim promovendo uma renovação celular de forma progressiva, possuindo ainda a capacidade de estimular a produção de colágeno e elastina. Alguns peeling podem ser muito invasivos, mas estes requerem muito mais cuidados e só devem ser realizados no inverno, pois possui efeitos colaterais.
Os Peelings são classificados em Físico, Mecânico e Químicos:
- Físico: Laser - Consiste na vaporização de finas camadas cutâneas com um controle preciso da profundidade que ser quer atingir, podemos citar os lasers de dióxido de carbono e laser de érbio.
- Mecânico: Variam desde receitas caseiras como cristais de açúcar com fubá, lixas, cremes abrasivos com microesferas e aos aparelhos de microdermoabrasão por fluxos de cristais ou as lixas com ponteiras de diamante.
Abrasão Cosmética: utiliza-se de cosméticos para veicular corpos duros e esfoliar a pele, como cascas de sementes vegetais, óxido de alumínio, microgranulos de polietileno, neste caso entram as receitinhas caseiras, esfoliantes naturais.
Dermoabrasão: realizado com aparelhos específicos que produzem uma espécie de lixamento da pele, onde este pode chegar até sangrar, atingindo as camadas mais profundas da pele.  (Peeling de Cristal).
Vegetal (Gommage): imita um ato mecânico de esfoliação.
- Químico: Uso de substâncias químicas, combinadas ou não, com a finalidade de se chegar ao melhor agente químico para cada tipo queixas (manchas, acnes, cicatrizes, cor da pele e tonicidade).
Sendo este o mais complexo e também o mais procurado e realizado...
Indicações:
- Rugas de fotoenvelhecimento (superficiais); e rugas de envelhecimento cronológico;
- Ceratoses actíneas; (lesões causadas pela exposição solar); ceratoses seborreicas; (tumor cutâneo benigno);
- Discromias, sardas, melasma; pigmentações;
- Cicatrizes superficiais de acne;
ATENÇÃO AGORA PARA AS CONTRA INDICAÇÕES:
ABSOLUTAS: situações onde a pele encontra-se com cicatrizes recentes, período pós operatório imediato, lesões ativas de herpes zoster;
RELATIVAS: condições clinicas da pele altamente sensível, com ou sem presença de eritemas. Pacientes que apresentam eritemas solar ou que realizaram depilação com uso de cera ou qualquer outro método agressivo.
FATORES QUE DETERMINAM A PROFUNDIDADE DO PEELING
Atenção, estes fatores e a aplicação dos peelings devem necessariamente ser realizados, avaliados e escolhidos por profissionais capacitados (esteticistas, médicos, fisioterapeutas especializados na área estética), para a realização dos mesmos, sendo que os químicos mais abrasivos, somente devem ser realizados por médicos especializados. Aqui estão relatados somente por questão de conhecimentos, pois como já citei anteriormente, quem define os produtos e a quantidade são os profissionais.
Tipo de solução ou agente químico a ser utilizado, concentração do produto, tempo da aplicação, com que frequência será realizada esta aplicação, volume e região a ser utilizada, integridade da barreira epidérmica e a realização do pré tratamento.
Quanto á profundidade:
- Muito Superficial: indicadas para peles cansadas, secas e sem brilho;
- Superficial: age da camada córnea até a derme papilar, (mais ou menos 0,06 mm) sendo indicada para peles com manchas superficiais, ásperas, rugas finas e acne ativa; de pequenos riscos de complicação (Ácido Glicólico 40%, AHA de baixa concentração, Resorcina 20%, Ácido Tricloroacético de 10 a 15%, Ácido Retinóico também de baixa intensidade);
- Médio: Estes agem na camada da pele em mais ou menos 0,45mm e atua em peles com rugas, manchas um pouco mais profundas, sulcos acentuados, cicatrizes e marcas de expressão; (Ácido Glicólico até 70%, Resorcina até 50%, Ácido Tricloroacético até 30%)
- Profundo: atingem a derme reticular, sendo que os riscos de complicações são maiores; utilizados para peles muito envelhecidas e com marcas profundas de acnes; (Ácido Glicólico 70% exposto na pele por mais tempo, Ácido Tricloroacético até 50%, Fenol 88% sem oclusão e Ácido pirúvico);
- Muito Profundo: realizado em ambiente hospitalar com sedação, atingindo a camada mais profunda da pele, alto poder de esfoliação, forma crostas, é cardiotóxico, hepatóxico, nefrotóxico e depressor do sistema nervoso central. Requerendo muito cuidado, pois a descamação ocorre de maneira muito agressiva, necessitando até mesmo se ausentar das suas atividades normais por um certo período, este determinado  pelo médico, ou seja, este procedimento somente é realizado por médicos especializados, NUNCA ACEITE FAZER ESTE PROCEDIMENTO SE NÃO FOR COM UM MÉDICO, POIS  OS EFEITOS PODEM SER DESASTROSOS,  utiliza-se o Fenol 88% COM oclusão com máscaras e esparadrapos por 48 horas.
 # Nota #
OS ÁCIDOS AQUI CITADOS SÃO APENAS ALGUNS EXEMPLOS DOS MAIS UTILIZADOS NA ATUALIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário